Nossa história
As primeiras penetrações no território onde hoje se encontra o município de Leópolis, datam de 1926.
Em 1940, a Companhia Agrícola Barboza, lançou os fundamentos do Patrimônio de Leópolis, situado na faixa de terra roxa do Norte do Paraná, em território pertencente ao município de Cornélio Procópio.
A gleba em que se localiza o município de Leópolis pertencia, no tempo de sua fundação, a Leovegildo Barboza Ferraz (mais conhecido como Léo Barboza), sócio da Companhia Agrícola Barboza, que durante muitos anos planejou e desenvolveu um eficiente trabalho de colonização, procurando fixar o homem à terra, através da política da pequena propriedade.
Em 1947, por meio da Lei nº 2, o Patrimônio de Leópolis foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1951, pela Lei nº 490, de 14 de novembro, passou à categoria de município autônomo. A sua emancipação ocorreu em 14 de dezembro de 1952 com a posse do primeiro Prefeito, Braz Silva.
Pioneiros
Entre os vários pioneiros do Município, pode-se citar os nomes de: José Júlio Pereira, Antonio José Ribeiro, Delfino Gomes de Souza, Antonio Toneze,Antonio Anastácio da Silva, José Moraes, Alípio Poças Neto, Antonio Barbosa Júnior, Antonio Ribeiro dos Santos Júnior, Antonio Sobral Neto, Luiz Pinheiro de Souza, Abelardo Ferraz, Bento Ferraz, João Franco de Camargo, Luiz Franco da Rocha e José Campos Gatti.
Origem do Nome
O nome do Município de Leópolis se deu em homenagem ao Presidente da Companhia Agrícola Barboza, Leovegildo Barboza Ferraz, um dos sócios da Companhia que adquiriu a gleba de terras onde se instalou o PatrimônioLeópolis